Investigando PI
No dia 14 de março comemora-se o Dia Internacional da Matemática, cujo mote este ano é Matemática para todos. O CMAT Junior Group da UTAD irá levar a cabo uma iniciativa para assinalar e promover a matemática junto da comunidade académica.
Para tal, irá afixar pósteres alusivos ao tema nos edifícios da UTAD, que ficarão disponíveis publicamente para leitura entre os dias 14 e 17 de março. Convida-se, assim, toda a comunidade académica a percorrer o campus da UTAD e a conhecer mais sobre este dia.
Day-After PI
Iniciativa enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Matemática, que terá lugar no próximo dia 15 de março, pelas 16 horas, na sala F2.1 do Polo II da ECT.
PROGRAMA
16:00 Abertura
16:15 Paula Catarino (Dep. Matemática, UTAD)
Um breve passeio por alguns números especiais
Resumo: Os números são uma das principais invenções do ser humano na Matemática. Utilizamos os números constantemente para representar diferentes quantidades no nosso dia a dia, estando inseridos em problemas que temos de enfrentar. Durante o desenvolvimento da Matemática foram surgindo os diversos conjuntos numéricos, como é o caso dos conjuntos dos números naturais, dos números inteiros, dos números fracionários, dos números racionais, dos números irracionais, dos números reais, dos números complexos, entre muita outra variedade. Estes e outros tipos de números podem também juntar-se em outro tipo de conjuntos de modo que satisfaçam a uma determinada relação de recorrência, constituindo-se, assim, as mais diversas sequências numéricas. Neste seminário é nosso propósito viajar por algumas sequências numéricas a partir das quais somos levados a números especiais.
16:45 João Matias (Dep. Matemática, UTAD)
Algumas formas de calcular o PI
Resumo: Nesta palestra, inserida nas comemorações do dia do PI, melhor no “Day-After Pi”, propomos a apresentação, exploração e verificação de algumas particularidades do número Pi.
Entre essas particularidades, serão ilustradas algumas aproximações do seu valor, umas mais rápidas, outras mais morosas, umas mais simples, outras mais elaboradas, umas com um intuito mais prático outras com um intuito mais académico, umas com valores muito próximos do valor de Pi, outras uma simples aproximação.
Embora alguns dos processos a indicar façam uso, ou recorram, a conhecimentos mais avançados, os cálculos que deles surgem e que irão ser utilizados, serão sempre apenas as quatro operações aritméticas (+,-,*,/).
Como forma de melhorar a apresentação e uma participação mais ativa, sugere-se que se façam acompanhar de: um objeto circular, uma fita métrica e uma calculadora.
17:15 Encerramento